"ALGUNS PEDAÇOS DE MIM"

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SOMOS O QUE ESCOLHEMOS SER!!



O mundo é repleto de diversidade de coisas, pensamentos, pessoas... E as pessoas são diferentes umas das outras, cada ser humano é um ser único. No entanto, quando assistimos aos noticiários, lemos jornais, revistas e ficamos sabendo de acontecimentos ruins, generalizamos. Mas, não podemos esquecer que no mundo tem muito mais pessoas boas e inocentes do que pessoas ruins, e mesmo assim às vezes ouvimos:
“Mas todo mundo rouba!”.
“Mas todo mundo engana!”.
“Mas todo mundo age assim...”.

Isto é uma maneira de tentar convencer o outro a fazer algo contra as regras, em cima de pressão.
Portanto, temos que fazer o que o nosso coração pede e agir de forma coerente, de acordo com nossos princípios morais e éticos. Como o sábio que, ao passar por um rio, viu um escorpião que estava se afogando e decidiu tirá-lo da água para salvar sua vida, mas quando o fez o escorpião tentou picá-lo.
Pela reação, o sábio soltou o animal, que caiu na água e ia morrer ali. Os escorpiões são animais terrestres e, apesar de conseguirem ficar alguns minutos submersos, eles podem morrer afogados.
O sábio tentou tirá-lo novamente e outra vez o animal tentou picá-lo.
SOMOS O QUE ESCOLHEMOS SER!!

Um de seus discípulos, que o estava observando, aproximou-se e disse:
– Desculpe-me mestre, mas o senhor não entende que todas as vezes em que tentar tirar esse escorpião da água, mesmo que seja para salvá-lo, ele tentará picá-lo?
O sábio respondeu:
– A natureza do escorpião é de picar, e isto não vai mudar a minha, que é de ajudar a salvá-lo. Depois de várias tentativas, com a ajuda de uma folha de árvore, o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida.
Só você é que pode decidir ser quem você é, o que deve ou não fazer... As grandes personalidades da história descobriram isso, Aristóteles disse: “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência não é um jeito, é um hábito”. E Madre Teresa de Calcutá: “Lutarei bravamente, todos os dias da minha vida, para ser a pessoa que decidi ser”.

Se você tem índole boa e o outro não tem, faça o que você acha correto, em vez de agir impelido pelo pensamento do outro. Para onde sua atenção estiver concentrada fluirá sua energia e o seu caminho seguirá. Você atrai aquilo que está dentro de você, em seu coração. Você já ouviu falar que semelhantes atraem semelhantes? Que colhemos o que plantamos? A vida é um eco. Se você gosta do que está recebendo, é o retorno do que está emitindo.

A nossa vida é feita de opções. Não é possível não as fazer. E cada opção, nossa ou de outrem, encaminham-nos para outras, e assim sucessivamente.
Uma nova opção é sempre fruto de uma outra anterior. E a maior parte das vezes nem temos consciência disso.
Cada dia que passa estamos um pouco diferentes, mais enriquecidos, com novas aprendizagens. Cada experiência vivida, tanto positiva como negativa, fazem de nós, da nossa forma de pensar, de agir, de sentir, uma pessoa diferente a cada instante.
Os valores essenciais esses continuam… se estiverem interiorizados, através de uma boa análise crítica e reflexiva, capaz de transformar comportamentos.
Somos o que escolhemos…. mas por vezes não pensamos antes naquilo que nos poderá transformar. Por isso, às vezes não escolhemos ser…. mas somos…

"It’s not our habilities, but our choices, who makes us who we are"

Nenhum comentário:

Postar um comentário