"ALGUNS PEDAÇOS DE MIM"

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Campanha pela vida. Cada um cuidando da sua.



Essa foi a frase que vi estampada em uma camiseta. No primeiro momento apenas achei graça, mas depois parei para refletir e confesso que me entristeci, pois me lembrei de muitas situações que já vi. Pessoas que parecem não ter muita preocupação com a própria vida e com isso encontram tempo para cuidar da vida de outro. Isso me faz pensar: “O que leva uma pessoa a agir assim?” Até porque algumas pessoas não se limitam a fazer uma fofoquinha a respeito de alguém com o amigo mais próximo, mas só conseguem fazer passar a coceirinha na língua ao dedicarem suas vidas a prejudicar a vida de outros. Parece um vício tão forte como qualquer outro que classificamos como terrível. As conseqüências também são semelhantes aos vícios, acabam com o usuário e também com quem está a sua volta. As vezes isso pode começar como se fosse uma brincadeira, apenas um pequeno e simples comentário sobre a vida de alguém, e quando se dá conta, lá está um caos instalado, mexendo com a honra das pessoas, com famílias, com negócios e assim por diante. É impressionante como essas pessoas não percebem que o que estão fazendo é errado, parece algo natural. Me desculpe, mas pode ser que até você que está lendo esse comentário esteja concordando comigo mas também esteja fazendo isso e nem perceba. Bem, para não incorrermos nesse erro, talvez seja melhor lembrar esse episódio atribuído a Sócrates: O filtro tripo.

Um dia, um conhecido se encontrou com o grande filósofo, e lhe disse:

- Sabe o que escutei sobre teu amigo?

- Espera um minuto, replicou Sócrates.

- Antes que me diga qualquer coisa, quero que passes por um pequeno exame. Eu o chamo de exame do triplo filtro.

- Triplo filtro?  perguntou o outro.

- Correto, continuou Sócrates.

- Antes que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa idéia filtrar  três vezes o que vai dizer. É por isso que o chamo de “Exame do triplo filtro” .

O primeiro filtro é a VERDADE.

Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer  é verdade ?

- Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e …

- Bem, disse Sócrates, então você realmente não sabe se é verdade ou não. Agora me permita aplicar  o  segundo filtro, o  filtro da BONDADE.

É algo bom o que vai me dizer de meu amigo ?

- Não, pelo contrário …

- Então, deseja me dizer algo ruim dele, porém não está seguro de que seja verdade. Mesmo que agora eu quizesse escutá-lo,  ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE. Me servirá de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo ?

-Não, na verdade não.

-Bem, concluiu Sócrates. Se o que desejas me dizer não sabes se é verdade ou não, nem bom e tão pouco me será útil… porque eu iria querer saber ?

Nossa, quantos problemas nas empresas por conta disso e nas famílias e nos negócios e até nas igrejas e entre as igrejas. Tentando responder a pergunta que eu mesmo fiz,ou seja, “o que leva uma pessoa a agir assim”, eu digo que o que leva uma pessoa a agir assim é o vazio de propósitos em sua vida. Geralmente isso parte de pessoas infelizes, frustradas consigo mesmo e parece não medir as conseqüências dos seus atos. Na verdade todos nós precisamos dar sentido a nossa vida, mas, algumas pessoas parecem sentirem-se realizadas quando conseguem falar mal de alguém para outro, existe uma estranha alegria em ver o mal do próximo. Quem nunca foi vítima de alguém que sofre desse mal?

Aliás, essa artimanha é tão antiga que foi essa a arma usada por Satanás para enganar Eva; ele fez uma fofoca sobre as intenções de Deus em pedir para que não comessem da árvore, ele insinuou que Deus não queria dividir seu conhecimento com o homem e conseguiu enganar Eva. É preciso saber lidar com essa situação até para que o problema não se agrave. Se você estiver sendo vítima de alguém que tem esse comportamento, em primeiro lugar coloque essa pessoa nas Mãos de Deus, obviamente não com o propósito de pedir mal (até porque Deus não atenderia esse pedido), mas com o desejo de ver essa pessoa livre dessa doença, peça ao Senhor que ela tenha a sua mente transformada, que ela se conscientize que enquanto está cuidando da vida dos outros, ela mesma está deixando de viver.  Em segundo, não superestime o comentário da pessoa e cuidado com aquele que veio lhe trazer a informação, pois esse pode também estar contaminado com o mesmo vírus “fofocus maldozus” . A Bíblia Sagrada diz em Provérbios… que tem seis coisas que Deus não gosta no comportamento do homem, e depois de enumerar essas seis coisas, diz assim: Mas a sétima Ele abomina, que é aquele que provoca contenda entre as pessoas. Minha oração por vocês é que o Senhor os livre e os guarde da língua dos homens maus, peço a Deus que os proteja e lhes dê sabedoria para lidar com as situações adversas, pois sabemos que conversas erradas podem acabar com um relacionamento, seja de amizade, namoro ou até um casamento. Lembrem-se que um dos dons do Espírito Santo para a vida daqueles que buscam a Deus é o discernimento, portanto se estiver em comunhão com o Pai, esse dom se manifestará sobre a sua vida e os mau intencionados que aparecerem no seu caminho serão desmascarados em Nome de Jesus.

Um abraço gente. E cuidado com o “fofocus maldozus”. Ha Ha Ha.

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário